O que faz um cirurgião torácico?
O cirurgião torácico lida com uma série de procedimentos. Alguns deles são:
Traqueostomia
A traqueostomia é a abertura de um orifício na altura da traqueia, para a inserção de uma cânula, com o objetivo de permitir suporte ventilatório em indivíduos com quadro respiratório grave. Nesse caso, o cirurgião torácico pode:
- traqueostomizar o indivíduo;
- checar se o indivíduo está recebendo os cuidados básicos com a cânula;
- fazer a manutenção da cânula;
- recomendar a troca e o modelo específico de cânula;
- avaliar a possibilidade de decanulação (reversão da traqueostomia);
- fechar a fístula traqueocutânea (o orifício onde está a cânula).
Broncoscopia
Exame feito com a introdução de uma câmera em um tubo fino e flexível, pela boca ou nariz, até chegar ao pulmão. O objetivo é observar as vias aéreas e verificar ou diagnosticar patologias como pneumonia atípica, obstrução, tumor ou câncer do pulmão.
Videomediastinoscopia
Procedimento avançado em que o cirurgião torácico faz uma incisão de 2 cm na base do pescoço, para a remoção de linfonodos e biópsia de fragmentos suspeitos. É muito utilizado para observar a extensão e localização de um câncer pulmonar.
Lobectomia ou pneumonectomia por vídeo ou robótica
Procedimento avançado em que o cirurgião torácico retira uma parte do pulmão ou ele todo de forma minimamente invasiva, seja por vídeo ou com auxílio dos braços robóticos. Serve para o tratamento do câncer pulmonar.
Simpatectomia por vídeo
Procedimento para quem sofre hiperidrose nas axilas e mãos. Além de minimamente invasiva, a cirurgia no nervo simpático principal é altamente eficaz.
Biópsia percutânea
É a retirada de um fragmento de tecido para se observar a natureza de alguma doença ou diagnosticá-la em algum órgão através da inserção de uma agulha guiada por topografia ou ultrassom.
Punção pleural
Também denominada toracocentese, a punção pleural é um procedimento cirúrgico de retirada de líquido da cavidade pleural. Serve tanto para o diagnóstico do acúmulo quanto para o alívio dos sintomas.
Linfadenectomia cervical
Popularmente conhecida como esvaziamento cervical, a linfadenectomia é a remoção de alguns ou todos os linfonodos e do tecido fibrogorduroso adjacente de compartimentos do pescoço.
Esternocondroplastia
É a retirada de uma parte das cartilagens do tórax, para o reposicionamento do esterno. Essa cirurgia é feita em quem apresenta peito escavado (pectus excavatum) ou peito de pombo (pectus carinatum).
Cirurgia de Nuss
É um procedimento minimamente invasivo, também indicado para peito escavado. O cirurgião coloca uma barra logo abaixo da caixa torácica. Ao girá-la, o esterno é reposicionado até o local correto.
Esses são apenas alguns procedimentos. Um cirurgião torácico é um especialista treinado para atuar com diversos exames, diagnósticos e cirurgias e indicará o mais adequado para o seu caso.
Para encontrar o cirurgião ideal, é necessário procurar por profissionais qualificados, que tenham residência em Cirurgia Torácica e uma formação confiável. A internet é um dos meios úteis para se verificar quem tem a expertise para lidar com sua saúde.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do nosso trabalho como cirurgiões torácicos em Belo Horizonte!
Com quais patologias o cirurgião torácico lida?
As doenças que o cirurgião torácico trata são, principalmente:
- – câncer de pulmão;
- – nódulo pulmonar;
- – pectus excavatum (peito escavado);
- – pectus carinatum;
- – adenopatias cérvico-mediastinais;
- – estenose de traqueia;
- – derrame pleural;
- – tosse crônica;
- – hiperidrose.