Dermatologia

Dermatologia

O que faz um dermatologista?

A dermatologia é a especialidade da Medicina que cuida do diagnóstico, tratamento e da prevenção das doenças da pele, pelos, mucosas, cabelo e unhas. Mas o dermatologista também atua em procedimentos estéticos e na manutenção da saúde e da beleza da pele. Isto é, além da saúde, ele cuida do bem-estar e da autoestima do paciente.

Além disso, de acordo comartigo publicado nos “Anais Brasileiros de Dermatologia”, nas últimas décadas a dermatologia transformou-se de especialidade clínica para uma especialidade médico-cirúrgica.Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, existem mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. Portanto, quem escolhe ser dermatologista, tem algumas opções de áreas de atuação.

Áreas de atuação

Dermatologia clínica e preventiva

A dermatologia clínica é uma especialidade que tem como foco as doenças inflamatórias, como alergia, urticária, psoríase, vitiligo, acne e rosácea. Além disso, nesta área, o médico acompanha e cuida do paciente para manter a pele saudável durante todas as fases da vida. Com isso, ele diagnostica e orienta sobre alterações cutâneas que possam acontecer.

Onicologia

Nesta área, o dermatologista se ocupa do diagnóstico e do tratamento clínico-cirúrgico das doenças que acometem a unidade ungueal. Isto não quer dizer apenas problemas estéticos relacionados com as unhas, mas também incômodos que afetam a qualidade de vida do paciente e que possam gerar complicações. Ou seja, atua em problemas como unha encravada, onicomicose, unhas frágeis, além de doenças inflamatórias, como paroníquia, inflamação e infecção ao redor das unhas, psoríase e líquen ungueal.

Dermatologia cosmiátrica

A área de dermatologia cosmiátrica inclui procedimentos e tratamentos que buscam a manutenção da beleza e a melhora da aparência da pele e seus anexos. Isto é, o foco é o rejuvenescimento, suavizando rugas e linhas de expressão, clareamento de manchas, firmeza e brilho da pele, entre outras questões estéticas. Muitos subestimam esta especialidade, mas é importante frisar que a cosmiatria inclui procedimentos que não são simples e fáceis de realizar.

Com qualificação e experiência na área, o dermatologista cosmiátrico pode prescrever tratamentos de forma personalizada e adequada a cada tipo de pele e caso do paciente. Alguns exemplos de tratamentos são aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e laser para rejuvenescimento.

Dermatologia cirúrgica

A cirurgia dermatológica trata de problemas de unhas e cutâneos que requerem procedimentos cirúrgicos como tratamento. Alguns exemplos de doenças e procedimentos que o dermatologista cirúrgico trata são melanoma, remoção de pintas e lipomas, correção de cicatrizes e transplante de cabelo.

Dermatologia oncológica

Nesta área, o dermatologista se especializa no diagnóstico, tratamento e acompanhamento de casos de câncer da pele. Hoje, segundo o Instituto Nacional de Câncer, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil. Ele corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Encontre seu Médico

Adriana Matter

15° Andar - Sala 1501

Dermatologia

Mais Informações

Bettina Sanson

5° Andar

Dermatologia

Mais Informações

Paula Rodrigues

10° Andar - Sala 1001

Dermatologia

Mais Informações

Horário de Atendimento