Todas Especialidades
- Alergologia / Imunologia
- Cardiologia
- Cirurgia Bariátrica
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Torácica
- Cirurgia Vascular
- Clinica Médica
- Coloproctologia
- Dermatologia
- Endocrinologia / Metabologia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia e Obstetrícia
- Nefrologia
- Neurologia
- Nutrologia
- Odontologia
- Oftalmologia
- Ortopedia / Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pilates
- Pneumologia
- Psicanálise / Psicoterapia
- Psicologia
- Psiquiatria
- Reumatologia
- Ultrasonografia
- Urologia
Pneumologia
A pneumologia se trata da especialidade médica encarregada de prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar doenças e condições relacionadas às vias aéreas. De acordo com cada região e época do ano, esses problemas respiratórios podem ter grande incidência na população, logo, a especialidade é de extrema importância para a saúde.
O profissional atuante da área é o médico pneumologista, que além de estar habilitado para tratar e diagnosticar doenças, pode realizar exames como a espirometria (medição da função pulmonar), teste de broncoprovocação (exames em série de espirometria após a inalação de doses crescentes de uma substância específica) e pletismografia (a partir de uma tecnologia mais avançada avalia a função pulmonar de forma completa), bem como auxiliar os pacientes na cessação do tabagismo.
Dependendo da doença e da gravidade, o pneumologista pode prescrever tratamentos como medicação, terapia respiratória, oxigenoterapia e intervenções cirúrgicas, se necessário.
Algumas patologias tratadas pela pneumologia:
Rinite
Doença inflamatória que pode se manifestar de forma alérgica ou não alérgica. A rinite alérgica afeta pessoas cujo sistema imunitário reage exageradamente às partículas que estão ao nosso redor. Essas substâncias são chamadas de alérgenos (pólen, pelos de animais, ácaros, fungos, tabaco e produtos químicos).
A rinite não alérgica, por outro lado, não é causada por uma reação a um alérgeno, mas sim por uma variedade de outros fatores, como mudanças nas temperaturas, umidade, poluição do ar e até mesmo o funcionamento inadequado do sistema imunológico.
Pneumonia
As pneumonias são infecções que atacam os pulmões e causam inflamação. No Brasil, as pneumonias bacterianas representam uma das principais causas de internação.
Câncer de pulmão
É o segundo tipo de câncer mais comum no Brasil, e seus fatores de risco incluem o tabagismo, a exposição ao amianto, exposição à radiação, poluição do ar e o histórico familiar do paciente. O diagnóstico pode ser feito através de radiografias, tomografias, biópsias e outros exames.
Asma
Doença crônica caracterizada pelo estreitamento dos brônquios, que provoca inflamação nas vias aéreas, broncoespasmos, hipersecreção de muco e redução no fluxo de ar. O tratamento da asma deve ser individualizado e dependerá do caso de cada paciente.
Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Duas condições são diagnosticadas na pessoa que possui a DPOC: o enfisema pulmonar e a bronquite crônica. O enfisema é caracterizado pela perda de elasticidade do pulmão, enquanto a bronquite provoca uma inflamação recorrente das vias aéreas. A principal causa de ambas as condições é a fumaça do cigarro.
Tuberculose
Doença crônica e infecciosa que afeta principalmente os pulmões, acarretando sintomas como tosse, cansaço, dores no peito e emagrecimento. É causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também chamada de bacilo de Koch, transmitida de pessoa para pessoa através da dispersão de gotículas de saliva durante a tosse ou espirro.
Tabagismo
O tabagismo provoca alterações nas células do seu cérebro que fazem da dependência química na nicotina uma verdadeira doença. O hábito de fumar pode causar uma série de problemas de saúde já citados como o câncer de pulmão e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), e também doenças cardíacas, derrames cerebrais, entre outras.
Outras ocupações da pneumologia
Além disso, a pneumologia também está envolvida na prevenção de doenças respiratórias, por meio de campanhas de vacinação, educação pública sobre os riscos associados ao tabagismo e outras formas de poluição do ar e promoção da saúde respiratória.
A pneumologia pediátrica também se concentra fortemente na prevenção, bem como no diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias em crianças, desde o nascimento até a adolescência.
Os pneumologistas pediátricos são especialmente treinados para lidar com as particularidades do sistema respiratório das crianças, que são diferentes dos adultos, e para trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas respiratórios.
Encontre seu Médico
Horário de Atendimento
- Mais Informações: Verifique com seu Médico