Ortopedia / Traumatologia

Ortopedia / Traumatologia

Oque é ortopedia?

A palavra medicina vem do latim ars medicina, que em português significa “cura”. Contudo, ela deriva de meridi, palavra originalmente traduzida como ‘saber o melhor caminho’. Assim, o conceito de medicina trata-se de um conjunto de técnicas, práticas e estudos, com objetivo de cuidado e de preservação da saúde, bem como o tratamento de doenças, infecções, traumatismos e principalmente a busca pela cura. Por ser uma área de complexos estudos e práticas ligadas ao cuidado da vida humana, a medicina é dividida em especialidades, para que cada profissional da área possa se dedicar a um estudo aprofundado e específico, tais como a dermatologia, a ginecologia, a cardiologia, a neurologia entre outros. A Ortopedia é um destes campos de especialidade da medicina. É nela que se concentram os estudos para o tratamento de doenças que afetam a área do sistema musculoesquelético, assim como a busca pela prevenção de eventuais distúrbios ou traumatismos.

A ortopedia

Ortopedia é uma das áreas de estudo da medicina focada em prevenção, tratamento e correção de problemas ligados as anomalias no sistema musculoesquelético, responsável pela estrutura e pelos movimentos do corpo humano. É composto, principalmente, pelos ossos, articulações e músculos, mas outras estruturas também fazem parte, como os tendões, os ligamentos, compostos de tecido conjuntivo e é quem sustenta os órgãos. Ele é composto por fibras, colágenos e proteínas.

Originalmente, a Ortopedia dedicava-se ao tratamento de crianças com poliomielite e outras deformidades ligadas à coluna vertebral e aos membros. Hoje, contudo, se expandiu e se tornou uma área essencial à medicina, não só no tratamento de crianças, mas também de pacientes de todas as idades. Os profissionais da área são chamados de médicos ortopedistas ou de cirurgiões ortopédicos, porém, nem todos os ortopedistas são cirurgiões. Esse profissional realiza diagnósticos e busca tratamentos viáveis para os problemas que afetam o sistema locomotor como um todo. Ele, muitas vezes, conta o auxílio de outros profissionais da saúde, como o médico radiologista. A traumatologia, uma especialização em traumas, é uma área que surgiu da Ortopedia. Em algumas instituições de ensino, as especializações são feitas juntas por estarem relacionadas.

No que a ortopedia atua?

A atuação da ortopedia é muito ampla e varia de acordo com o problema. As circunstâncias que levam os pacientes a buscar um tratamento ortopédico são inúmeras. Vão desde um desconforto nos tendões dos pés à traumas causados por acidentes, além disso, o tratamento poderá variar dependendo do estado e da idade do paciente. Alguns problemas necessitam de intervenção cirúrgica. Já outros poderão ser solucionados com auxílio de medicamentos, fisioterapia, exercícios físicos, RPG, entre outros. Sendo assim, o grande objetivo da ortopedia é restaurar e preservar o sistema muscular esquelético.

As principais tarefas do médico ortopedista, são:

  • – fazer um diagnóstico da lesão ou distúrbio;
  • – realizar o tratamento com medicamentos ou cirurgia;
  • – auxiliar o paciente a cuidar das circunstâncias que agravam o problema;
  • – ajudar a prevenir a recorrência do problema.

O médico ortopedista além de fazer uma especialização nessa área, deverá focar ainda em um estudo mais específico, pois existem subespecialidades para cada parte do corpo, tais como:

  • – ombro e cotovelo;
  • – pulso e mãos;
  • – coluna;
  • – joelho;
  • – tornozelo e pés;
  • – quadris.

Quando procurar um ortopedista?

Alguns sintomas como dor constante nos ossos, nas articulações, nos músculos e nos tendões não é normal e, muitas vezes, é necessário buscar por um médico ortopedista. Geralmente, caso a dor ultrapasse o tempo de 12 semanas ou quando houver diminuição da capacidade de locomoção do indivíduo, deve-se procurar um especialista. Algumas doenças crônicas podem desenvolver dificuldades locomotoras, tais como a artrite e a osteoporose. São as causas mais comuns na busca por tratamento com um ortopedista. No entanto, outras condições podem lesar o sistema musculoesquelético e, também, são motivos de procurar um especialista, como por exemplo:

  • –  bursite: uma inflamação que atinge a bolsa de gordura presente nas articulações;
  • –  síndrome do túnel do carpo: uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço;
  • –  lombociatalgia: manifestação de dor lombar juntamente à dor que acompanha o trajeto do nervo ciático;
  • –  tendinite: infamação do tendão;
  • –  lesão de ligamento cruzado posterior;
  • –  escoliose: encurtamento da coluna causado por uma curvatura lateral;
  • –  osteomielite: infecção no osso;
  • –  raquitismo: amolecimento e enfraquecimento dos ossos em crianças;
  • –  entorse: estiramento ou rompimento dos ligamentos.

Um médico generalista primeiramente avalia a necessidade de indicar uma consulta com o ortopedista, muitas vezes os pacientes não imaginam que necessitam de um especialista em ortopedia. Os tratamentos ortopédicos com o auxílio da tecnologia avançaram muito e normalmente o procedimento cirúrgico é a última opção, pois podem ser realizados por meio de medicamentos e fisioterapias, que ganharam muita força nos últimos anos.

Encontre seu Médico

Douglas de Souza Moraes

15° Andar - Sala 1501

Ortopedia e Traumatologia

Mais Informações

Marcelo Butenas Piluski

7° Andar - Sala 701

Ortopedia / Traumatologia

Mais Informações

Ricardo Yabumoto

1° Andar - Sala 101

Ortopedia e Traumatologia

Mais Informações

Ubirajara bley

4º Andar - Sala 401

Ortopedia / Traumatologia

Mais Informações

Ubirajara Bley Filho

4° Andar Sala 401

Ortopedia / Traumatologia

Mais Informações

Horário de Atendimento