Todas Especialidades
- Alergologia / Imunologia
- Cardiologia
- Cirurgia Bariátrica
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Torácica
- Cirurgia Vascular
- Clinica Médica
- Coloproctologia
- Dermatologia
- Endocrinologia / Metabologia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia e Obstetrícia
- Nefrologia
- Neurologia
- Nutrologia
- Odontologia
- Oftalmologia
- Ortopedia / Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pilates
- Pneumologia
- Psicanálise / Psicoterapia
- Psicologia
- Psiquiatria
- Reumatologia
- Ultrasonografia
- Urologia
Oftalmologia
O que trata o médico oftalmologista?
Quais são os problemas de visão mais comuns?
Por mais que sejam comuns, alguns problemas oculares, provocados por fatores hereditários, hábitos, estilo de vida e condições do ambiente, podem desencadear uma maior dificuldade visual e, em situações severas, a completa perda de visão.
Por isso, até mesmo um simples problema pode afetar nossa capacidade de enxergar. Pensando nisso, é muito importante tomar cuidado com as disfunções citadas abaixo:
1. Miopia
Caracterizada pela dificuldade de enxergar de longe, a miopia é um problema ocular que faz com que os pacientes míopes enxerguem imagens desfocadas à distância, visto que elas são focadas incorretamente à frente da retina, promovendo uma menor nitidez. Com isso, são notados sintomas como visão turva e embaçada, dores de cabeça, fadiga ocular, tontura e hábito de apertar os olhos.
2. Hipermetropia
Diferentemente da miopia, a hipermetropia provoca uma dificuldade para enxergar objetos que estão mais próximos. Existe ainda a hipermetropia reduzida, em que o paciente vê totalmente de perto, mas adquire cansaço ocular e dor de cabeça em razão dos esforços feitos para tentar conseguir uma melhor nitidez.
3. Astigmatismo
Normalmente, os pacientes que têm astigmatismo ou hipermetropia também possuem astigmatismo. Nesse caso, a pessoa apresenta dificuldade para enxergar com nitidez devido um grande desfoque e distorção. Assim, não enxergam muito bem de perto e nem de longe, já que a vista tem diversos pontos de foco.
4. Presbiopia
A presbiopia, mais conhecida como vista cansada, é definida pela piora da visão que ocorre de maneira natural com o passar dos anos, acometendo grande parte das pessoas de 40 anos de idade. Geralmente, nos consultórios oftalmológicos os pacientes relatam uma perda da capacidade de enxergar objetos próximos e/ou distantes. No entanto, não há como dizer que se trata de um defeito visual, visto que consiste em uma consequência natural da visão que necessita do uso de óculos de grau ou lentes de contato para ser tratada.
5. Ceratocone
Ao contrário da presbiopia, a ceratocone é uma doença hereditária crônica degenerativa que interfere na saúde dos olhos na fase da infância, adolescência e início da vida adulta, deformando a estrutura da córnea. Em consequência, esse tecido passa a se assemelhar a um cone. Dessa maneira, a visão é danificada, se tornando irregular e embaçada.
6. Glaucoma
O glaucoma é uma condição que afeta os olhos ao causar danos ao nervo óptico, elevando a pressão do olho e alterando o fluxo sanguíneo que nutre essa estrutura cilíndrica. Por esse motivo, o campo de visão dos pacientes é diminuído aos poucos, e nos casos mais severos os sintomas mais graves começam a surgir, como dor aguda em um dos olhos, visão embaçada, vermelhidão e inchaço local, dor na testa, lacrimação e sensibilidade à luz.
Encontre seu Médico
Horário de Atendimento
- CONSULTE SEU MÉDICO ESPECIALISTA