Todas Especialidades
- Alergologia / Imunologia
- Cardiologia
- Cirurgia Bariátrica
- Cirurgia do Aparelho Digestivo
- Cirurgia Geral
- Cirurgia Plástica
- Cirurgia Torácica
- Cirurgia Vascular
- Clinica Médica
- Coloproctologia
- Dermatologia
- Endocrinologia / Metabologia
- Fisioterapia
- Fonoaudiologia
- Gastroenterologia
- Ginecologia e Obstetrícia
- Nefrologia
- Neurologia
- Nutrologia
- Odontologia
- Oftalmologia
- Ortopedia / Traumatologia
- Otorrinolaringologia
- Pediatria
- Pilates
- Pneumologia
- Psicanálise / Psicoterapia
- Psicologia
- Psiquiatria
- Reumatologia
- Ultrasonografia
- Urologia
Psicanálise / Psicoterapia
A psicanálise, também conhecida como “terapia da fala”, é um tipo de tratamento baseado nas teorias de Sigmund Freud, frequentemente chamado de “pai da psicanálise”. Freud desenvolveu essa modalidade de tratamento para pacientes que não respondiam aos tratamentos psicológicos ou médicos disponíveis em seu tempo.
Freud acreditava que certos tipos de problemas vêm de pensamentos, sentimentos e comportamentos enterrados profundamente na mente inconsciente. Portanto, o presente é moldado pelo passado – as ações atuais de um indivíduo estão enraizadas nas experiências da primeira infância.
Os psicanalistas ajudam os clientes a acessar sua mente inconsciente para recuperar emoções reprimidas e experiências profundas, às vezes esquecidas. Ao obter uma melhor compreensão de sua mente subconsciente, os pacientes adquirem uma visão dos motivadores internos que impulsionam seus pensamentos e comportamentos. Isso permite que os pacientes trabalhem para mudar comportamentos negativos e destrutivos.
O que faz um psicanalista?
Usando os princípios da teoria psicanalítica, um analista fornece terapia. Durante as sessões de terapia, o psicanalista escuta enquanto o paciente discute fantasias e sonhos e narra experiências. O terapeuta procura padrões ou eventos recorrentes do passado que possam desempenhar um papel nos problemas atuais do paciente. Um psicanalista também:
- – Reúne-se com os pacientes individualmente;
- – Mantém sessões aproximadamente quatro vezes por semana durante 50 minutos ou mais cada sessão;
- – Incentiva os pacientes a auto identificar seus estados emocionais;
- – Ajuda os pacientes a entender os fatores subconscientes que impulsionam seu comportamento;
- – Mantém a confidencialidade do paciente;
- – Mantém anotações detalhadas de cada sessão.
Que problemas a psicanálise pode tratar?
A psicanálise é usada para tratar uma variedade de condições e problemas emocionais em adultos e crianças. Uma variedade de problemas geralmente responde bem a esse tipo de tratamento, incluindo:
- – Ansiedade;
- – Depressão;
- – Ataques de pânico;
- – Fobias;
- – Comportamento obsessivo;
- – Traumas;
- – Distúrbios alimentares;
- – Problemas de autoestima;
- – Dificuldades sexuais;
- – Problemas de relacionamento;
- – Comportamentos autodestrutivos
Técnicas Psicanalíticas
Uma variedade de técnicas terapêuticas é usadas durante a psicanálise, todas elas empregadas na tentativa de maximizar o insight e ganhar consciência do comportamento do paciente. Alguns dos métodos mais populares incluem:
Análise dos sonhos — Na psicanálise, a interpretação dos sonhos é usada para revelar pensamentos inconscientes. Freud pensava que ideias e sentimentos reprimidos afloravam à superfície da mente por meio dos sonhos. No entanto, o conteúdo dos sonhos é frequentemente alterado. Portanto, o psicanalista deve ajudar o paciente a interpretar e compreender a substância do sonho para descobrir seus significados ocultos.
Associação livre — Durante a associação livre, o paciente é encorajado a falar sobre qualquer coisa que vier à mente livremente. O psicanalista pode ler uma lista de palavras aleatórias e o paciente simplesmente responde com as primeiras associações que ocorrem. Memórias reprimidas muitas vezes surgem durante o processo de associação livre.
Interpretação — O psicanalista ajuda o paciente a explorar memórias e narrativas pessoais em detalhes e, ao fazê-lo, analisa-as. O terapeuta procura alguns temas comuns nas histórias do paciente. Um deles, o chamado “deslize freudiano”, ocorre quando os pacientes acidentalmente revelam algo importante durante uma conversa aleatória. O terapeuta psicanalítico fornece uma interpretação da escolha inadvertida de palavra ou frase do paciente.
Transferência – Os pacientes se envolvem em transferência quando transferem sentimentos que tiveram por alguém em seu passado para o presente. Às vezes, a transferência ocorre entre o paciente e o terapeuta. Os pacientes podem aplicar certos sentimentos em relação ao terapeuta que realmente se relacionam com alguém de seu passado.
Encontre seu Médico
Horário de Atendimento
- Consulte seu médico Especialista