Especialidade da Medicina é dedicada ao diagnóstico e tratamento de diversas doenças de origem não traumática que acometem o sistema muscoesquelético
A Reumatologia é a especialidade da Medicina dedicada ao diagnóstico e tratamento das mais de 120 doenças reumáticas catalogadas. São males que podem ser agudos e até mesmo crônicos e atingem indivíduos de qualquer idade. Quando não diagnosticadas de maneira correta, as doenças reumáticas chegam a causar graves prejuízos físicos e psicológicos nos portadores, entre eles a incapacidade de realizar tarefas cotidianas devido ao incômodo e a dor ocasionada pelas sequelas ocasionadas pelas patologias.
São diversos os subtipos das doenças que podem ser caracterizadas por alterações funcionais do sistema muscoesquelético de causa não traumática, inflamatórias como Espondilartropatias ou Artrite Reumatóide; de origem sistêmica como o Lúpus Eritematoso, Esclerose Sistêmica, Vasculites ou Síndrome de Sjögren. Além de metabólicas como a Osteoporose, degenerativas como a Osteoartrose, síndromes dolorosas como a Fibromialgia; e, distúrbios periarticulares assim como Bursites e Tendinites.
Em Reumatologia, além do quadro clínico apresentado, frequentemente é preciso a utilização de métodos complementares de investigação, entre eles exames laboratoriais e análises radiográficas, ecografia ou ressonância magnética de modo a auxiliar o médico em um diagnóstico preciso para definição de tratamento – que será feito de acordo com a necessidade de cada paciente.
Métodos auxiliares de tratamento como Fisioterapia e Acupuntura também são praticados para amenizar os sintomas, melhorar e até restabelecer as funções neuromusculares, mas somente devem ser feitas com prescrição médica. O reumatologista é o especialista que possui o conhecimento teórico e prático necessário para diagnosticar, tratar e prevenir esses males. Procure por um ao apresentar dor persistente nas articulações, inchaço, dificuldade de movimentação, rigidez ao acordar ou nas últimas horas da noite.