Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O que é Fonoaudiologia?

Fonoaudiologia é uma Ciência da Saúde que estuda, avalia e trata os aspectos e distúrbios relacionados à fonação e audição, como a fala, escuta, linguagem oral e escrita, fluência e articulação das palavras, e os aspectos funcionais, como respiração, mastigação e deglutição. Amplamente desenvolvida na primeira metade do Século XX, a Fonoaudiologia surgiu com base nas questões relacionadas à comunicação humana e discurso linguístico, elaborando e oferecendo suporte teórico para a identificação, avaliação e reabilitação de indivíduos que apresentam alterações na comunicação oral e escrita, na voz e audição. Com o passar dos anos, expandiu suas áreas de atuação e desenvolveu novas abordagens e tratamentos.

O que faz um fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que estuda a comunicação e linguagem. Ele é capaz de diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta, e outras alterações que dificultam a correta comunicação.

De acordo com a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), o profissional formado em fonoaudiologia é responsável por:

– Realizar tratamento fonoaudiológico para prevenção, habilitação e reabilitação de pacientes e clientes aplicando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia;

– Avaliar pacientes e clientes; realizam diagnóstico fonoaudiológico;

– Orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis; atuam em programas de prevenção, promoção da saúde e qualidade de vida;

– Exercer atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Áreas de atuação da fonoaudiologia

No que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de deficiências de comunicação, o profissional formado em Fonoaudiologia pode escolher atuar em algumas áreas distintas, tais como:

1. Audiologia: trata de problemas relacionados a audição e equilíbrio. Realiza exames para identificar diferentes tipos e graus de perdas auditivas. Define qual o melhor aparelho a ser utilizado no tratamento e o adapta às necessidades do paciente.

2. Linguagem: trata distúrbios na escrita e na fala. Auxilia crianças com dificuldade no aprendizado da linguagem. Também trata de adultos que foram vítimas de acidentes ou que possuam alguma doença que afeta a comunicação oral.

3. Motricidade Oral: nesta área o fonoaudiólogo se ocupa do aperfeiçoamento muscular do rosto e trata de problemas relacionados com a deglutição, mastigação, sucção, respiração e fala. Seu trabalho envolve adequar a postura e equilibrar as forças musculares para harmonizar a estética e o correto funcionamento dos músculos do rosto.

4. Voz: previne e trata problemas relacionados com a voz, como a rouquidão. Aplica técnicas e tratamentos com o intuito de aperfeiçoar a respiração, entonação e pronúncia. Em geral trabalha com profissionais que utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho, como professores, cantores, apresentadores de TV, etc.

O fonoaudiólogo trata pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Além de trabalhar na área clínica, este profissional pode seguir a carreira acadêmica.

Esta profissão é regulamentada no Brasil e, para exercer as atividades de fonoaudiólogo o profissional deve ter diploma superior em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, além de um registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono).

Encontre seu Médico

Horário de Atendimento